Meio-Ambiente em Aç@o
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é aquecimento global (Ana Paula)

Ir para baixo

O que é aquecimento global (Ana Paula) Empty O que é aquecimento global (Ana Paula)

Mensagem  ericacosta Dom Nov 02, 2008 9:22 pm

O que é aquecimento global?
É o resultado da emissão excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO²). Esse excedente forma uma camada que a cada ano fica mais espessa, impedindo a dispersão da radiação solar e, em conseqüência aquecendo exageradamente o planeta.

A diferença entre efeito estufa e aquecimento global:
O efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo deixando passar a luz solar para seu interior, mas aprisionando o calor. Sem esse processo seria impossível vida na Terra, já que a temperatura media seria 33°C menor. O aquecimento global causado pelas atividades humanas é o agravamento desse processo natural.

Causas do aquecimento global
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Curiosidades sobre o aquecimento global
1. Sabias que 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus.
2. 2. Sabias que a faixa da temperatura média global deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 °C até ao final deste século.
3. 3. Sabias que 9 a 58% das espécies da Terra vão ser extintas nas próximas décadas.
4. 4. Sabias que todos os anos, áreas de 2000 km quadrados se transformam em deserto devido à falta de chuvas.
5. 5. Sabia que em cada ano, um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.
6. 6. Sabia que os japoneses deitam fora 16 milhões de pares de pauzinhos todos os dias, todos eles feitos com a preciosa madeira das florestas úmidas tropicais de Sarawak.

Esperamos que estas curiosidades sobre o Aquecimento Global vos façam pensar um pouco.

Como medir o nível do aquecimento global pelo sol”
Materiais:
• Uma lanterna(para representar o sol- luz branca)
• Um copo de leite (para ser usado como poluidor)
• Um aquário (ou qualquer outro recipiente de vidro, que seja grande)
Como fazer:
No recipiente completo de água, insira a lanterna em sua lateral externa de modo que a luz atravesse o recipiente, e aos poucos derrame um pouco de leite. Desse modo perceberemos que a medida que a leite vai sendo derramado , a água vai ficando acinzentada e luz refletida vai ficando alaranjada.
Com isso podemos perceber que quanto mais alaranjado se torna o por do sol, mais poluído o ar esta.

E Se...O aquecimento global fosse resfriamento global?

Pode ter certeza: seria pior, muito pior. E, aliás, ainda pode acontecer se continuarmos a aquecer o planeta. Isso porque a causa para uma nova Era Glacial pode ser justamente o aquecimento global
Vamos supor que o aquecimento acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte. Sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar para o Caribe, fazendo a corrente do Golfo parar de funcionar.
O norte europeu não tem mais verão e, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio.
Pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor de água é um gás que chega a ser 3 vezes mais potente que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global como torna a Terra habitável.
Resultado: temperaturas globais de 10 graus Celsius a menos. Camadas de neve com quilômetros de espessura tomam o hemisfério norte do pólo até Nova York, Canadá, norte da Europa e talvez também a Argentina. Boa parte desses países se torna inabitável.
No Brasil, em compensação, maravilha: a Amazônia se transforma em cerrado. O clima aqui fica mais parecido com o da Argentina de hoje, florestas de araucárias tomam a paisagem até Minas Gerais. Temos neve todo ano em Curitiba, Porto Alegre e, vez por outra, até no Rio de Janeiro. Em vez de cana e soja, passamos a plantar trigo. E deliciosas cerejas para o Natal.
POBRES PAÍSES RICOS
Com o avanço das geleiras e a destruição da agricultura, imigrantes ilegais americanos, movidos pela fome, invadem o México. O mesmo acontece com ingleses na Índia. Guerras de conquista rumo ao sul se tornam o padrão. Com um clima temperado, o Brasil se torna um grande alvo.
MINHOCÃO CARIOCA
A baixa dos oceanos muda o mapa do mundo inteiro. Toda a baía de Guanabara iria virar um laguinho, que encolheria com a evaporação da água, abrindo espaço para um intenso avanço urbano. A ponte Rio-Niterói viraria um elevado, tipo o Minhocão de São Paulo.
ATRAVESSANDO O DESERTO
Durante a última Era do Gelo, o deserto do Saara era uma floresta tropical. A diminuição de temperatura permitiria à umidade do Atlântico e Mediterrâneo chegar com mais força ao deserto, tornando-o habitável novamente.
CABEÇAS QUENTES
Para conter o resfriamento causado pela perda da corrente do Golfo, não vai faltar maluco propondo jogar mais carbono na atmosfera - e assim esquentar ainda mais este planetinha. Aliás, isso até já existe: na Rússia há um movimento pró-aquecimento global.
O REMELEXO DAS CORRENTES NO MUNDO
As correntes quentes ajudam a manter o nível dos oceanos. Ao esfriarem, elas fazem com que esse nível diminua - e alteram totalmente a paisagem do planeta.
ericacosta
ericacosta

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/10/2008
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos